Alto Minho: Cancelada edição 2022 do FolkMonção
Alto Minho: Cancelada edição 2022 do FolkMonção
Foi cancelada a edição deste ano do Folk Monção – O Mundo a Dançar. A informação foi transmitida através de um comunicado enviado às redações, onde se pode ler que “devido ao surto da COVID-19 em Portugal e em todo o mundo, bem como, a decisão tomada pelo governo relativamente aos festivais de música e espectáculos de natureza análoga, a Organização do FOLKMONÇÂO – o Mundo a Dançar vem, por este meio, comunicar a não realização da edição de 2021 do nosso Festival de Folclore”.
Segundo a organização “esta é, provavelmente, pela segunda vez, a decisão mais difícil que tomamos após 36 edições de Folkmonção“.
“No entanto, não podemos continuar a preparar a edição de 2021, estando conscientes de que o nosso Festival possa vir a ser um foco de contágio e provocar reincidência da COVID-19. Lembramos que contamos com a participação de grupos folclóricos vindos dos cinco continentes, numa festa que apela à paz e à união entre todos os povos desde 1985”, realça a organização.
A 36ª edição deste Festival fica, assim, adiada para 2022. “Todos nós elevamos o Folkmonção ao patamar de um dos melhores festivais de Folclore de todo o mundo. E por vós, decidimos não realizar a edição deste ano”.
“Estamos, todavia, a preparar surpresas que relembrarão as edições anteriores e projectarão as edições futuras. O festival é feito para todos vós. Deixamos também, aqui, o compromisso de que a edição de 2022, na qual já estamos a trabalhar, será uma das mais bonitas de sempre”, garante a organização.
“Nessa altura, teremos vários motivos para festejar: o primeiro é que ultrapassamos esta crise pandémica juntos. O segundo é que o Mundo volta a dançar no Alto Minho e na vizinha Galiza com muito mais brilho!”, conclui.
A organização do festival, cujo orçamento tem rondado os 100 mil euros, tem estado a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação de comissão executiva, à qual se juntaran cerca de 120 voluntários. Os espetáculos espalharam-se por toda a região circundante.
O Folk Monção – O Mundo a Dançar, um dos momentos mais altos do verão cultural em vários concelhos, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.