Grupo Roullier compra Quinta do Hospital para investir na produção de Alvarinho
Grupo Roullier compra Quinta do Hospital para investir na produção de Alvarinho
Vem aí para Monção aquele que é considerado um dos maiores “gigantes da agropecuária” ao nível mundial – o grupo francês Roullier.
O grupo está determinado a alargar o projeto aos Vinhos Verdes e já comprou a Quinta do Hospital em Monção. Em três anos espera alargar o projeto vitivinícola a mais países europeus e aos EUA. No total, é uma área de 25 hectares. Uma dezena serão dedicados à casta Alvarinho.
Em Monção, serão poucos aqueles que já terão ouvido falar deste grupo. No entanto, a familiaridade ficará mais forte ao explicarmos que a empresa Falua é a filial do grupo em Portugal. À frente desta última, está… Antonina Barbosa, premiada e reconhecida enóloga natural de Monção.
“Este investimento destina-se não só a recuperar um importante legado histórico da região, uma vez que estamos perante uma propriedade cuja construção nos remete para os primeiros tempos da nacionalidade portuguesa, mas também a reforçar o papel do vinho verde enquanto agente de afirmação do território”, afirma a administração da Falua citada pelo jornal O Minho.
“A sub-Região de Monção e Melgaço, conhecida como o berço da casta Alvarinho e associada à produção de vinhos brancos de qualidade superior, reflete bem o objetivo da Falua em fazer crescer, com prestígio, o negócio de vinhos em Portugal”.
A Quinta do Hospital é composta por uma propriedade totalmente murada com uma casa senhorial, incluindo o Solar do Hospital, que remonta ao século XII.
O grupo Roullier, foi fundado, em 1994, em Saint-Malo, França, por Daniel Roullier que, apesar de contar hoje com 96 fábricas em 131 países, onde dá emprego a mais de oito mil colaboradores e gera um volume de negócios consolidado de mais de dois mil milhões de euros, continua a ter uma dinâmica e uma vontade constante de partir para novos negócios e geografias.