Já é conhecido o programa das Festas do Corpo de Deus
Já é conhecido o programa das Festas do Corpo de Deus
Passeios de charrete pelo centro histórico de Monção prometem ser um dos pontos fortes da edição deste ano das Festas do Corpo de Deus, naquele concelho. As festividades realizam-se entre os próximos dias 3 e 6 de junho. O programa já foi divulgado pelo Município.
Serão passeios que prometem “proporcionar uma viagem por vários locais, edifícios e recantos da história monçanense num percurso que conduz os visitantes à descoberta do património cultural e edificado”.
O preço por pessoa será de 2 euros. Para crianças até aos três anos, a viagem será gratuita. Na compra de merchandising no valor de 20 euros, será oferecido um bilhete familiar (até 4 pessoas).
Os ingressos poderão ser comprados em stand situado na Praça Deu-la-Deu ou na Loja Interativa de Turismo, também naquele local.
Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu
Num programa feito a pensar, quase na totalidade, para os mais novos, o Município vai também proporcionar o Ninho da Coca na Praça Deu-la-Deu. Trata-se de um labirinto inspirado na lenda da Coca de Monção.
Promete ser um verdadeiro entretenimento para toda a família. “Assim que entrar na boca do dragão, terá de percorrer um labirinto que, à medida que vai avançando no percurso, dar-lhe-á a conhecer as portas da Fortaleza de Monção e outros aspetos relevantes da história local”, adianta a edilidade.
Entretanto, na mesma praça, poderão ser vistas várias Cocas (dragões) à varanda. Será uma exposição assinada pelo público infanto-juvenil das oficinas de pintura da PAC (Plataforma de Arte e Cultura). Serão dezenas de versões do mítico dragão monçanense.
Passeios a cavalo no anfiteatro do Souto
Mas se os mais pequenos e até os mais crescidos forem mesmo apaixonados por andar a cavalo, então o lugar ideal é mesmo o anfiteatro natural do Souto. Este ano, devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19, não haverá o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca. Porém, o local será transformado na Escola de S. Jorge.
Será, conforme explica o Município, uma “atividade hípica com oferta de pequenos passeios a cavalo para adultos e crianças”. Vai funcionar nos dias 3, 5 e 6 de junho. Durante a manhã, das 10h00 às 13h00. Da parte da tarde, das 15h00 às 19h00.
Recorde-se que as Festas do Corpo de Deus estão entre as mais concorridas do concelho de Monção. Em anos normais, destacam-se sempre pelo vasto leque de iniciativas de índole cultural e religiosa.
O combate entre S. Jorge e o dragão (Coca) atrai sempre multidões, assim como a Procissão Solene que todos os anos é acompanhada por centenas de pessoas. Porém, este ano voltará a não ser assim devido à pandemia.