Monção chora morte de Manuel José Soares, “cidadão honorário mais antigo do concelho”
Monção chora morte de Manuel José Soares, “cidadão honorário mais antigo do concelho”
O Município de Monção emitiu uma Nota de Pesar pelo falecimento de Manuel José Soares. Era, segundo a autarquia, o “cidadão honorário mais antigo do concelho”.
“Muito dinâmico na sua juventude, onde esteve na génese da criação de alguns grupos musicais da nossa terra, o Drº Manuel José Soares desempenhou uma intensa atividade cívica, cultural e política, ao longo da sua vida”, recorda a autarquia.
“Integrava a comissão de parecer para atribuição de títulos honoríficos e condecorações que, anualmente, o Município de Monção entrega a personalidades, instituições e associações”, destaca.
No plano político, desempenhou funções como vereador, sem pelouro, da Câmara Municipal de Monção, por duas vezes, nas décadas de 70 e 80.
Presidiu à Assembleia Municipal de Monção, em três ocasiões. No conturbado quadriénio, 1989 – 1993, com eleições intercalares, e entre 1997 – 2005, nos dois primeiros mandatos de José Emílio Moreira.
Profissionalmente, exerceu diversos cargos diretivos, tendo assumido, entre outras funções ligadas à saúde, a direção do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.