Monção e Melgaço colocam duas entre as seis aldeias “mais pitorescas”… do Gerês
Monção e Melgaço colocaram duas entre as seis aldeias “mais pitorescas”… do Gerês. O ranking foi elaborado e divulgado pela revista digital VortexMag.
Monção surge com a branda de Santo António de Val de Poldros.
“A aldeia não está propriamente desabitada… tem apenas um habitante! E para falar a verdade… nem sequer é bem uma aldeia… é uma “branda”. Mas o que significa tudo isto? Uma branda é o local onde os pastores guardavam o gado durante o Verão. Era aqui que encontravam pastagens melhores durante esta época. A aldeia está repleta, portanto, de abrigos para o gado”, explica a VortexMag.
Branda de Stº António de Val de Poldros, em Monção, entre as seis aldeias “mais pitorescas” do Gerês
[Fotografia: DR/Via VortexMag]
“Com o evoluir dos tempos e da agricultura, a grande maioria das brandas foi abandonada, tal como Val de Poldros. Resiste apenas um habitante e os muitos turistas que aqui acorrem para conhecer a região. E acredite: o passeio vale bem a pena”, recomenda a publicação.
O concelho vizinho de Melgaço surge com a Branda da Aveleira.
“Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é um local que nos mostra que a resiliência humana não tem limites”, descreve a Vortex Mag.
Branda da Aveleira, em Melgaço, entre as seis aldeias “mais pitorescas” do Gerês
[Fotografia: DR/Via VortexMag]
“A Branda da Aveleira foi usada durante séculos como residência temporária, mas este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, a localidade não só resistiu, como renasceu das cinzas e espera agora pela sua visita”, aconselha a publicação.
Quanto às restantes quatro aldeias neste ranking são: Pitões das Júnias (Montalegre); Germil (Ponte da Barca); Padrão (Arcos de Valdevez); Soajo (Arcos de Valdevez).