Monção: Seis mil viram o ‘Mundo a Dançar’ no Campo da Feira
Monção: Seis mil viram o ‘Mundo a Dançar’ no Campo da Feira
Cerca de seis mil pessoas assistiram este domingo no Campo da Feira, em Monção, à Gala Deu la Deu da 38ª edição do FolkMonção – O Mundo a Dançar.
Um espetáculo onde passaram pelo palco os 10 grupos dos 10 países participantes nesta edição: Africa do Sul; Argentina; Bolívia; Equador; Geórgia; Portugal; Taiti; Ucrânia; Venezuela.
Todos muitos aplaudidos, tanto pela arte como pela originalidade. No entanto, uma vez mais e por razões evidentes, o maior, mais caloroso e solidário aplauso foi para o grupo vindo da Ucrânia.
No final, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, mostrou-se muito agradado com o espetáculo e antevê uma excelente edição.
“Foi um grande arranque. Uma noite com algum frio, mas com atuações quentes!”, disse Barbosa com um sorriso. “Saiu daqui um grande sinal para uma semana que vai ser fantástica, com uma mensagem de paz e de esperança para todo o mundo”, assegurou.
Sem hesitações, o autarca reiterou uma vez mais que o FolkMonção é um “orgulho” para o concelho.
“É o espaço onde continua a mostrar-se que olhamos para a cultura de forma muito abrangente. Mostrando o que de melhor de se faz no mundo. Promover a unidade e acabar de vez com as guerras, não só a Ucrânia mas também com outras que acontecem em vários lados”, acrescentou.
Feira Semanal vai receber desfile
Ainda durante esta semana de Folk, a feira semanal de Monção (quinta-feira), será marcada pelo desfile dos grupos participantes, potenciando uma maior interação com o público que tipicamente assiste pelas ruas deste Município.
“Este é um momento que tenta aproximar os diferentes povos e culturas através da dança e deslumbrar as pessoas que assistem nas ruas através dos seus trajes característicos, e ritmos animados”.
A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.
Monção, prepara-se assim, para acolher com a sua habitual hospitalidade os vários grupos, na Escola EB 2.3 de Monção, onde também irão decorrer, na cantina, as refeições dos participantes.
Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável.