Monção vai ter escultura de Bordalo II
Monção vai ter escultura de Bordalo II
Monção vai ter uma escultura de Bordalo II. O anúncio foi feito ao princípio da noite deste domingo pelo Município. A inauguração da obra integra o programa da autarquia para as celebrações do 47º aniversário da Revolução do 25 de Abril.
É conhecido como “o homem que do lixo faz arte”. E quando se fala de lixo, é mesmo isso. Chapa, plástico, bidons e contentores são moldados e encaixados uns nos outros até se tornarem, geralmente, na pele de um qualquer animal. E, depois, tinta por cima. De acordo com uma reportagem da Notícias Magazine, pode demorar dois dias, nunca demora mais do que uma semana.
Algumas das suas criações medem vários andares de altura – e a maior que fez até hoje foi uma andorinha em Lodz, na Polónia, misto de pintura e escultura instalada na fachada de um edifício com três pisos.
“Tenho a preocupação de ser fiel à fisionomia das espécies que reproduzo, muitas vezes recorro a imagens muito técnicas. A diferença está precisamente nas texturas e nos relevos que crio com todo o desperdício que existe nas cidades”, disse o artista.
“É na verdade um misto de crítica social com humor negro, é a materialização da inquietação que sinto com o que está a acontecer no mundo”, disse o artista àquela publicação. E o planeta, diz ele, está a tornar-se um lugar perigoso.
Desde que começou a trabalhar com estes materiais, em 2012, já gastou 28 toneladas de resíduos.“Infelizmente, nunca tenho problemas para arranjar mais lixo. O meu bem é o mal do mundo”, contou Bordalo II.
Anda mais em ferros-velhos do que em lixeiras, também tem contactos com autarquias para que lhe entreguem materiais destinados aos aterros.
A inauguração da obra de Bordalo II está marcada para o próximo dia 24 de abril, sábado, às 11h00.
Em Monção, o programa das celebrações dos 47 anos da Revolução dos Cravos começa precisamente no sábado, pelas 10h00, com a inauguração de uma outra escultura. Chama-se Bruma. É assinada por Ana Almeida Pinto e será colocada na antiga ponte ferroviária da vila.
Uma hora depois, o programa continua na Rua da Independência, onde irá ser aberto o Museu Monção&Memórias culminando a manhã com a inauguração da escultura de Bordalo II.
No dia seguinte, às 10h00, o Cine Teatro João Verde vai ser palco da Sessão Solene do 47º aniversário da Revolução de Abril, com cerimónia da entrega de Títulos Honoríficos.