Passadiços foram inaugurados – Presidente da Câmara satisfeito com a obra
Passadiços foram inaugurados – Presidente da Câmara satisfeito com a obra
O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, mostra-se muito orgulhoso dos novos passadiços que já há vários meses encantam a população local e visitantes. A estrutura, toda em madeira, está aberta ao público desde março. No entanto, devido ao confinamento, só este sábado foi oficialmente inaugurada.
“Esta ligação entre uma zona de lazer tão procurada como é o caso do Parque das Caldas e o casco histórico é perfeita”, avaliou Barbosa aos microfones da Rádio Vale do Minho debaixo de um sol primaveril que convidava mesmo ao passeio.
No entanto, lembrou o autarca, “estes passadiços estão integrados num projeto mais abrangente, que tem a ver com a questão turística do nosso concelho, em que temos coisas únicas para mostrar”.
Batizados com o nome de passadiços Galiza mail’o Minho, constituem uma construção que se estende ao longo da muralha com o rio Minho a acompanhar.
A intervenção englobou, ainda, a reconstrução dos muros de suporte dos antigos socalcos de cultivo e a iluminação pública da muralha. Ali ao lado está o Parque das Caldas, palco da icónica Feira do Alvarinho que – assim que as condições sanitárias o permitam – promete regressar em grande.
“Eu disse sempre [enquanto vereador da oposição] que vivemos a vida toda de costas voltadas para o rio e que tínhamos de fazer exatamente o contrário. Olhar para o rio como uma potencialidade. E isso está à vista”, afirmou Barbosa estendendo o braço chamando a atenção para vários cidadãos que por ali também passeavam.
“Os turistas ficam encantados com esta intervenção e o motivo é simples: é algo único! Os passadiços em madeira estão na moda, mas com este enquadramento perfeito junto à muralha, a um rio internacional e que leva a uma zona de lazer é certamente alo único. Aliás, Monção é um território único”, sublinhou o presidente da Câmara.
Ao longo do passadiço de madeira, estão disponíveis lugares de descanso e contemplação, permitindo aos caminhantes desfrutar de alguns momentos de repouso e, ao mesmo tempo, apreciar a envolvente paisagística, fluvial e monumental, simbolizada pelo rio Minho e pelas muralhas , monumento nacional desde 1910.
Acedendo-se por uma abertura existente no pano da muralha junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado, esta ligação pedonal, que propícia uma panorâmica generosa, reforça a ligação dos monçanenses ao rio Minho e fortalece a componente turística do Parque das Caldas.