Rio Mouro vai ter novas regras para pesca
Rio Mouro vai ter novas regras para pesca
O Rio Mouro, que nasce em Melgaço e conflui com o Rio Minho em Monção, vai ter novas regras para pesca. Segundo o jornal O Minho, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apresentou o Plano de Gestão da Pesca Lúdica do rio Mouro.
Explica aquele jornal que se trata de um novo instrumento jurídico, onde o perímetro de pesca é alargado e que permite uma maior preservação de espécies.
O objetivo principal passa essencialmente por praticar uma gestão sustentável neste curso de água. Vão passar a existir áreas de pesca sem morte (recorrendo apenas a meios e processos de pesca consentâneos com aquela mesma prática) e também de pesca com morte (com quotas e medidas mínimas definidas), segundo explicaram àquele jornal técnicos e outros responsáveis.
O rio Mouro, recorde-se, nasce em Lamas de Mouro, Melgaço. Percorre 32,7 quilómetros até à confluência com o Rio Minho, em Ponte do Mouro, no concelho de Monção. É um dos rios menos poluídos do país.
Ao jornal O Minho, Sandra Sarmento, diretora regional do Norte do ICNF, referiu que com esta ação é esperado um futuro “mais promissor” para a pesca “alicerçado em princípios mais conservacionistas dos recursos explorados”.
[Fotografia: DR]